covid-19

Região Central receberá 1,8 mil testes rápidos a partir de quarta

18.297

O Rio Grande do Sul deve distribuir a partir de quarta-feira 25.400 testes rápidos entre os 497 municípios. Esse é o primeiro lote recebido pelo Estado que deve permitir o melhor monitoramento da Covid-19. O anúncio foi feito durante a transmissão diária feita pelo governador Eduardo Leite no Facebook .

Dados de pesquisa sobre o coronavírus serão divulgados na quarta

A distribuição dos testes será feita conforme critérios estabelecidos (veja abaixo), como número de habitantes e casos confirmados de coronavírus nas cidades. Cada caixa contém 20 testes rápidos e todas as cidades devem receber ao menos uma, garantiu Leite.

Com isso, os 39 municípios da Região Central deverão receber mais de 1,8 mil testes. As cidades que já possuem casos confirmados de coronavírus receberão um teste adicional - na região, Nova Palma (60 testes), Santa Maria (200 testes), Santiago (60 testes) e São Gabriel (100 testes).

Até a tarde desta segunda, o Rio Grande do Sul tem 664 casos confirmados da Covid-19 em 81 municípios. São 17 mortes pela doença.

Os testes serão realizados com prioridade em profissionais da saúde, da segurança e do sistema penitenciário. Quem tiver contato direto com profissionais desses grupos que testarem positivo para a Covid-19 também receberão prioridade para o exame. Para ser realizado, é feita a coleta de uma gota de sangue e o resultado fica pronto em até 20 minutos. 

Banrisul prorrogará parcelas de crédito consignado para funcionários públicos do Estado

OS CRITÉRIOS
As cidades com menos de 5 mil habitantes deve receber uma caixa (231 municípios); com mais de 5 mil e menos de 20 mil habitantes, serão distribuídas duas caixas (157 municípios); os locais que tem mais de 20 mil e menos de 50 mil habitantes, ganharão três caixas (65 municípios); as cidades que tem entre 50 mil e 100 mil habitantes, receberão quatro caixas (25 municípios); já as cidades com mais de 100 mil habitantes, receberão sete caixas (19 municípios).

Cada cidade que tem pelo menos um caso confirmado de coronavírus, terá o acréscimo de mais uma caixa; municípios com mais de 200 mil e 300 mil habitantes, terão acréscimo de duas caixas; as cidades que tiverem mais de 10 e 20 casos confirmados, receberão acréscimo de cinco caixas em ambos casos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Clínica particular em Santa Maria volta a vender doses da vacina contra gripe

Próximo

Região receberá 15 mil doses de vacina contra a gripe para a segunda etapa da campanha

Saúde